Renovar a carta de condução… Como e quando?

Seja por motivos de esquecimento ou desconhecimento da Lei, o facto é que há mais de 44 mil portugueses a conduzir com a carta de condução caducada, segundo o IMT (Instituto da Mobilidade e dos Transportes).

É aos 50 anos de idade que os condutores têm o dever de renovar a sua carta de condução. O diretor do centro de exames da Associação Portuguesa de Escolas de Condução explica que “as pessoas que se esquecem de renovar aos 50 anos são aquelas que têm uma carta de condução com validade até aos 65 anos [no verso]. Mas a lei mudou”.  

Afinal, quais são as penalizações para quem conduz com a carta de condução caducada? 

  • Se deixar expirar o prazo de renovação, estará a cometer uma infração rodoviária;
  • Caso a sua carta esteja caducada há mais de 2 anos (até ao limite de 5 anos), terá de realizar um exame especial de componente prática;
  • Se a carta estiver expirada há mais 5 anos (até ao limite de 10 anos), terá de concluir com aproveitamento um curso específico de formação e realizar um exame especial de componente prática.  

Mas as penalizações não ficam por aqui: caso a sua carta esteja caducada há 5 anos, poderá estar sujeito a uma multa de 600€, e ultrapassados 5 anos, arrisca-se a uma pena de prisão até 2 anos ou a uma multa de 240 dias.

Renovar a carta de condução é um processo simples

A forma mais rápida e simples de renovar a sua carta é junto dos profissionais da Feelseguros através do novo serviço :” Agência do Cidadão”.

A nossa equipa de profissionais de excelência, terá todo o gosto em recebe-lo e resolver o seu problema.

Caso a sua carta esteja caducada há 5 anos, poderá estar sujeito a uma multa de 600€, e ultrapassados 5 anos, arrisca-se a uma pena de prisão até 2 anos ou a uma multa de 240 dias.

Além da carta de condução renovada, também o seguro automóvel é uma exigência legal – e uma garantia de proteção: se não tiver um seguro automóvel, não estará salvaguardado face a quaisquer custos em caso de acidente, sejam estes relativos a danos materiais ou corporais, e consequentes despesas médicas.  

Paralelamente, quem conduz sem seguro pode enfrentar consequências severas como uma multa cara, perda de pontos na carta de condução, suspensão da carta, falta de proteção financeira no caso de um acidente, entre outras. Já conhece as nossas opcões?

Feelseguros, a sua mediadora de seguros em Almeirim… Ao seu lado Hoje e Sempre.

Fonte: www.tranquilidade.pt

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

×
Feelseguros