Reduzir o consumo de água… Uma necessidade!

Dados da ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), indicam que em 2020 cada português consumiu em média 186 litros de água por dia. A ONU recomenda gastar no máximo 110 litros. Assim, dado que a água é um bem essencial à sobrevivência do Homem e do planeta, este consumo é preocupante.  

Contudo, a boa notícia é que além de ser muito positivo para o meio ambiente, poupar água em casa é um hábito relativamente fácil de estabelecer. 

Assim, é importante saber exatamente a quantidade de água que gasta em casa, e pode fazê-lo facilmente através deste instrumento fornecido pela Câmara Municipal de Gondomar. 

Visto isto, tenha em conta estes conselhos para contribuir para a sustentabilidade deste bem tão precioso. Na maioria dos casos, poupar água em casa é muito mais fácil do que se pensa e o impacto positivo é enorme. Além de que, ao poupar no gasto de água, também estará a poupar na conta da mesma no final do mês. 

Conselhos para poupar água em casa 

Então, preste atenção a estes conselhos para poupar água em casa, de forma simples e confortável: 

1. Instale chuveiros e torneiras com sistemas de regulação do caudal de água. Assim, reduzirá o seu consumo de água entre 20% a 50%, dependendo do equipamento instalado. 

2. Em vez de lavar a fruta e os legumes sob água corrente, lave-os num alguidar, deste modo, poupará até 10 litros de água.  

3. Verifique o estado das canalizações e torneiras de vez em quando pois fuga pode causar um enorme desperdício – e sem que se aperceba! De facto, uma torneira que pinga 10 gotas por minuto desperdiça 2000 litros de água por ano. 

4. Reutilize a água de cozer ovos ou massa para, por exemplo, regar as plantas da sua casa.  

5. Ao lavar o chão, não encha totalmente o balde. Um terço da capacidade é suficiente. 

6. Invista em autoclismos com sistemas de poupança de água. Um sistema normal utiliza 8 a 10 litros de água, enquanto um sistema mais eficiente utiliza apenas entre 3 a 6 litros.  

7. No Inverno, podemos desperdiçar até 20 litros no duche à espera de que a água fique quente. Sendo assim, recolha-a num balde para a reutilizar na limpeza da casa ou na rega das plantas.  

8. Antes de lavar a loiça ou a roupa à máquina, certifique-se de que preencheu todos os espaços vazios e que colocou a carga máxima de roupa na máquina. 

9. Racionalize as regas. Se tem um jardim, instale sistemas de rega gota-a-gota. Também pode optar, por exemplo, por sistemas inteligentes: estes analisam o risco de chuva e fornecem apenas a água de que as suas plantas realmente precisam. 

Em suma, prevê-se que em 2040, Portugal esteja em crise de escassez de água – ou seja, “viver com 25 litros de água por pessoa”, por dia.

Feelseguros, a sua mediadora de seguros em Almeirim… Ao seu lado Hoje e Sempre.

Fonte: www.tranquilidade.pt

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado.

×
Feelseguros