O sistema de pagamento de portagens eletrónico sem paragem é rápido e cómodo, evitando que se tenha de parar nas portagens. No entanto, se o seu carro não tiver um identificador eletrónico para o efeito e, portanto, não pagar a quantia obrigatória, ficará com portagens em dívida.
A par das autoestradas pagas, existiam vias rápidas e autoestradas SCUT – Portagens Sem Custos para os Utilizadores. No entanto, desde 2011, todas as SCUT passaram a ser pagas pelos utilizadores e de forma, exclusivamente, eletrónica.
Sempre que um carro atravessa o corredor da Via Verde na autoestrada ou passa pelos pórticos de uma SCUT, essa passagem fica registada.
Se o carro não contar com um dispositivo eletrónico (Via Verde), o pagamento não se efetua. Assim sendo, a única solução é pagar posteriormente.
O que acontece se o meu carro não tiver identificador e passar por um pórtico de portagem eletrónico?
Ter portagens em dívida é um assunto sério e, se não for resolvido a tempo, pode dar muitas dores de cabeça. O pagamento das portagens é obrigatório por lei. Não o fazer dá origem a multas e pode levar ao pagamento de juros exorbitantes.
Se tem o seu dispositivo eletrónico a funcionar devidamente, não precisa de se preocupar. O processo de pagamento é feito automaticamente. Em caso negativo, após a passagem por um pórtico eletrónico dispõe de 15 dias úteis (a contar do dia seguinte à passagem) para pagar o valor relativo à SCUT.
Nesse momento, já terá de pagar esse mesmo valor e ainda uma taxa adicional de 2,21€. Se não o fizer dentro desse período, tem ainda uma benesse de mais 30 dias.
Terminado esse período, o assunto passa para as mãos da Autoridade Tributária. Esta irá notificá-lo do valor a pagar (acrescido de uma multa). Neste caso, para pagar a dívida ou obter novas informações deve dirigir-se ao Serviço de Finanças da sua área de residência.
Onde posso consultar as portagens em dívida (até 15 dias após a viagem)?
Se passou por um pórtico com um carro sem dispositivo eletrónico, vai ter de pagar a SCUT. É muito simples saber qual o valor da portagem em dívida. Basta ir ao site dos CTT, entrar em CTT -Portagens em dívida e inserir a matrícula do carro.
Nota: O valor em dívida só está acessível para consulta no site 48 horas após a ocorrência. Durante 15 dias poderá consultar, através dos CTT, qual o valor a pagar. Após esse período, essa dívida deixa de estar disponível no site.
Onde posso consultar as portagens em dívida após o prazo de 15 dias?
Se o valor já não aparece no site dos CTT, pode recorrer ao site Pagamento de Portagens. Visite a página inicial e, na área “Passei em Portagens sem pagar”, clique em “Consultar”, para ver os pagamentos em falta. Basta inserir a matrícula do seu carro no separador próprio.
Como posso pagar as portagens em dívida?
Assim, para regularizar as portagens em dívida, existem várias possibilidades:
Dentro do prazo dos 15 dias
• Pessoalmente – num agente Payshop, numa loja ou num ponto CTT.
• Por multibanco – obtendo a referência multibanco online, ou enviando uma SMS para o número 68881 com o texto: CTTMB[espaço]matrícula[espaço]NIF
Após o prazo dos 15 dias
Através do site Pagamento de Portagens. Se usar este meio, em regra geral, o pagamento só será possível 30 dias depois do registo da sua passagem.
Contudo, relativamente aos pagamentos em falta nas estradas concessionadas às empresas Ascendi, Via Livre e Globalvia, o site Pagamento de Portagens permite consultar, mas não pagar. Nesses casos, o portal Pagamentos em Falta redireciona para os portais das empresas em questão. Em alternativa, pode aceder diretamente ao site de cada empresa.
Se nos seus trajetos habituais passa regularmente por pórticos de SCUT ou autoestradas, vale a pena obter um identificador eletrónico. Assim, evita acumular portagens em dívida e o pagamento de juros elevados.
Pode efetuar o pagamento de portagens e SCUTS na sua Agência do Cidadão Feelseguros! Ser-lhe-á disponibilizada toda a informação necessária e facilidade de pagamentos.
Feelseguros, a sua mediadora de seguros em Almeirim… Ao seu lado Hoje e Sempre