Não existe melhor sensação do que chegar a casa e ser recebido pelos saltos de alegria do seu cão… É verdade que um cão pode ser uma excelente companhia e um fiel amigo. Contudo, quando o cheiro a cão invade a sua casa, a sensação já não é nada agradável! Sobretudo se vai ter visitas.
Existem vários motivos que podem justificar esse cheiro intenso. Os principais são: sujidade, suor, baba, cio, doenças, gases, dieta alimentar e perda de dentes. Felizmente, há maneiras de evitar o cheiro a cão em casa! Veja quais são!
Saiba como evitar o cheiro a cão na casa
Varra e aspire a casa frequentemente
Não há como evitar. Os cães largam pelo e isso, além de visualmente desagradável, cheira mal.
Assim, varra e aspire a casa frequentemente. Pelo menos de 2 em 2 dias. Aspire os sofás e sacuda as almofadas. Se tiver almofadas e tapetes deve-os limpar a vapor regularmente. Passe o chão a pano nas zonas sem tapetes. Sobretudo se o seu fiel amigo andou à chuva e marcou o chão.
Use esta receita caseira para limpar o chão: Misture, em proporções iguais, vinagre branco destilado e água. Mexa bem. Limpe o chão da casa com uma esfregona embebida e espremida nesta mistura.
Areje a casa para deixar sair o cheiro a cão
Abra as janelas e deixe o ar fresco circular pela casa, a refrescar o ambiente. Não há nada melhor do que uma corrente de ar para expulsar de casa o cheiro a cão! Além disso, o sol é um poderoso desinfetante. Caso viva num local onde a poluição é muito intensa e prefere não abrir as janelas, use um purificador de ar.
Perfume o ambiente
Esta é uma boa estratégia para evitar que o cheiro a cão domine o ambiente de casa. Pode usar velas, difusores ou perfumadores. Só tem de ter o cuidado de não usar perfumes que sejam tóxicos para os cães.
Como evitar o cheiro a cão no próprio cão
Eduque o seu cão
Não conseguirá evitar o cheiro a cão em sua casa se ele não tiver hábitos de higiene ou não se souber controlar. Portanto, ensine-o a esperar pelos passeios para fazer as necessidades e eduque-o a usar em casa um canto para as emergências. Por falar em educação, habitue-o também a não saltar para cima dos sofás e camas e a comer sempre no mesmo sítio da casa (na cozinha ou marquise, por exemplo).
Para evitar o cheiro a cão é essencial limpar logo os “acidentes”
Os “acidentes” do seu cão são a principal fonte de mau cheiro em casa. Portanto, deve-os limpar assim que os detetar. Faça-o usando esta receita caseira: misture vinagre branco e álcool em quantidades iguais. Limpe o local e deixe secar naturalmente. Depois limpe normalmente com uma solução desinfetante e água.
Quando o seu cão é ainda cachorro, estes acidentes são comuns. Terá de ter paciência; com o tempo ele irá aprender. Se persistirem ou começarem a acontecer depois de adulto, leve-o ao veterinário. Podem ser um sinal de que algo não está bem com a saúde dele.
Limpe regularmente o comedouro, bebedouro e os brinquedos do seu cão
É fácil esquecermo-nos destes objetos e, com o tempo, além de acumularem sujidade e bactérias que podem prejudicar o animal, ganham um cheiro desagradável. Não se esqueça dos brinquedos e outros objetos do seu amigo patudo (como mantas ou cobertores), bem como da cama dele.
Dê, literalmente, banho ao cão
Se o seu cão cheira mal, então precisa de um banho. Como a frequência do banho depende da raça do animal, peça conselho ao veterinário.
Assim, pode optar por dar banho em casa ou numa loja de bem-estar animal. Também pode optar por um banho seco, usando um champô seco próprio para cães. Ou, então, faça um champô caseiro: Dois terços de água morna e um terço de vinagre de álcool. Deite num borrifador, molhe um pano com esta mistura e passe-o por todo o corpo do animal. Limpe cuidadosamente os ouvidos e tenha cuidado com os olhos. Depois, seque com uma toalha e, para finalizar, use um secador de cabelo.
E mais…
Escova regularmente o seu fiel amigo. Além de retirar o excesso de pelo, num ambiente controlado a escovagem é uma maneira eficiente de lhe limpar o pelo.
Seque o seu cão depois de um passeio à chuva. Massaje-o com um pano e use um secador, se necessário. Faça esta operação num local fácil de limpar e antes de ele voltar a passear pela casa.
Escova os dentes do seu fiel amigo. Sim, pode e deve escovar os dentes dos cães. É uma ótima maneira de evitar problemas na dentição e boca e o mau cheiro. Por isso, habitue o seu cão, desde que é pequeno, a uma rotina de higiene oral.
Corte as unhas e o pelo do animal. Nem toda a gente consegue cortar as unhas dos cães e a tosquia exige prática e tem técnicas próprias. Mas fique descansado, pois através do Seguro Cães e Gatos, da Tranquilidade, tem acesso a descontos da rede de bem-estar AnimaDomus. Poderá assim passar estas tarefas para profissionais habilitados, capazes de tratar do seu animal de uma forma eficiente e rápida. Poderá assim passar estas tarefas para profissionais habilitados, capazes de tratar do seu animal de uma forma eficiente e rápida.
Cuide da saúde do animal
O seu cão deve ir regularmente ao veterinário, mas se o mau odor se mantiver, marque uma consulta. Pode ser causado por problemas de estômago ou de pele.
Proteja a saúde do seu cão com o Seguro Cães e Gatos garantindo o acesso a cuidados de saúde e bem-estar a preços convencionados. Caso o seu animal precise de uma cirurgia, poderá ser reembolsado pelas despesas com cirurgia devida a doença (opções Mais e Top) e internamento (opção Top).
Quem tem um animal de companhia tem a responsabilidade de cuidar da sua saúde. Um seguro de saúde animal é a forma mais eficaz e económica de o fazer. Lembre-se: um cão com saúde é um cão feliz.
Feelseguros, a sua mediadora de seguros em Almeirim… Ao seu lado Hoje e Sempre