Baixas temperaturas? Saiba como tirar o gelo do pára-brisas do seu carro!

O inverno chegou e com ele chegaram também as temperaturas baixas…Assim, torna-se importante saber como tirar gelo do pára-brisas para garantir uma condução segura.

O tempo frio traz inúmeras desvantagens na condução diária. As ocorrências mais agrestes do inverno promovem fenómenos bastante desagradáveis, mesmo antes de se ligar o motor do carro. Entre outras situações, as geadas matinais são um dos problemas mais comuns nesta altura do ano.

Nos meses em que o frio se impõe, é normal que, no decorrer da madrugada, o condutor se depare com gelo nos vidros do seu carro.

Isto acontece, especialmente, se tiver deixado o carro ao ar livre durante a noite. O pára-brisas é um dos elementos mais planos do automóvel e é, por isso, uma das zonas onde a acumulação do gelo se evidencia mais.

Existem, no entanto, boas práticas que ajudam a retirar, com alguma facilidade e de forma rápida, o gelo do pára-brisas. Assim, é possível prevenir possíveis atrasos ou, no pior dos cenários, arrancar diretamente com o seu automóvel nessas circunstâncias, comprometendo a sua segurança e a de todos que circulam na estrada.

Saiba, então, quais os cuidados a ter com este fenómeno e como tirar gelo do pára-brisas, evitando que ele se acumule no vidro, sempre que sair pela manhã.

COMO TIRAR GELO DO PÁRA-BRISAS: TRÊS SUGESTÕES

1.Recorra a produtos próprios

Existe um conjunto de produtos específicos para descongelar os vidros dos carros que apresentam resultados visíveis, logo nas primeiras aplicações.

Estes foram concebidos para remover o gelo e/ou neve acumulados nos vidros, não comprometendo a pintura dos carros ou a resistência do próprio pára-brisas. Descongelando, assim, de forma eficaz e rápida.

Para além disso, devolvem instantaneamente a segurança visível à condução e prolongam o seu efeito por vários dias.

Com este tipo de produtos, não precisar de utilizar o aquecimento do carro, prescindindo dos minutos de atraso e do gasto desnecessário do combustível do seu veículo.

2.Raspar o gelo

Para que o incómodo de ter gelo no vidro do carro não o deixe muito atrasado, o conselho é que opte por utilizar um raspador de gelo indicado para os vidros do carro.

Existem, no mercado, raspadores específicos para automóveis, pelo que não comprometem a saúde do pára-brisas.

Não obstante, é importante saber como utilizar esta e outras ferramentas e adaptar à sua situação em concreto. O facto de existir geada ou neve vai determinar o processo de remoção.

Talvez o raspador seja suficiente, ou pode vir a ser necessário utilizar outros itens (como uma escova, por exemplo). Por isso, informe-se e saiba identificar o que o seu veículo necessita antes de atuar.

Tal como os sprays/líquidos descongelantes, também é possível encontrar esta ferramenta em diversas plataformas de compras online.

3.Recorra ao sistema de aquecimento interior do carro

Outra dica para quem procura saber como tirar gelo do pára-brisas, é, precisamente, recorrer ao gesto mais frequente pelos condutores: acionar o aquecimento do ar condicionado.

Ao utilizar o sistema de aquecimento do interior do carro, está, ao mesmo tempo, a desembaciar e a retirar progressivamente o gelo dos vidros do carro.

Para retirar o gelo do pára-brisas, opte por dar prioridade ao acionamento do ar direto sobre o mesmo, selecionando a opção de “desembaciar vidros” do ar-condicionado.

Para o ajudar no processo, quando o calor do interior do carro tiver já derretido a primeira camada interna do gelo, coloque em funcionamento as escovas.

ATENÇÃO: Nunca verta água quente sobre o vidro congelado. Como a diferença de temperatura é extrema, o vidro pode estalar ou partir. Acaba por agravar um problema que podia ser facilmente resolvido…

Feelseguros, a sua mediadora de seguros em Almeirim… Ao seu lado Hoje e Sempre

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

×
Feelseguros